Secretária do Turismo de SC apresenta ações da pasta em comissão da Alesc/Foto: Giovanni Kalabaide
Secretária do Turismo de SC apresenta ações da pasta em comissão da Alesc/Foto: Giovanni Kalabaide

Secretária do Turismo de SC apresenta ações da pasta em comissão da Alesc

A secretária do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, participou da reunião da Comissão de Turismo na última terça-feira (25). Ela destacou o crescimento das viagens internacionais, a participação da Secretaria na Bolsa de Turismo de Lisboa, em março deste ano, e as ações para atrair turistas europeus para o estado.

Para o deputado Carlos Humberto (PL), presidente do colegiado, “a Comissão e a Assembleia são parceiras do turismo catarinense e de todas as iniciativas do governo do Estado na área”. Na avaliação do parlamentar, desde 2023, Santa Catarina avançou na promoção do turismo, mas ainda precisa melhorar a infraestrutura, principalmente no setor hoteleiro.

De acordo com Catiane, a principal linha de atuação da Secretaria de Estado de Turismo é a internacionalização do estado, como a ampliação de voos semanais entre a capital catarinense e Portugal — atualmente, há três. Para ela, ações como a exposição em Lisboa mostram que Santa Catarina tem uma economia sólida, segurança e belezas naturais. “Antes, o europeu só ouvia falar do Norte e do Nordeste do Brasil”, declarou.

Ela avaliou a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa como “muito proveitosa” e destacou as negociações com a rede hoteleira portuguesa Vila Galé. A iniciativa tem como objetivo trazer uma filial do hotel, que tem a maior rede de resorts no Brasil, para o estado. Segundo as projeções da Secretaria, a presença de “hotéis de grife” atrairia turistas europeus que já conhecem as marcas.

Durante a reunião, o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) questionou a secretária sobre a falta de balneabilidade das praias do litoral catarinense, que tem causado viroses e problemas de saúde aos veranistas. Segundo o parlamentar, o problema sobrecarrega o sistema público de saúde nos municípios e cria uma imagem negativa de Santa Catarina para os turistas.

A secretária afirmou que a balneabilidade das praias é de responsabilidade dos prefeitos. Ela acrescentou que, após o fim da temporada de verão, o governo irá chamar os prefeitos das cidades balneárias para conversar sobre o tema e “chamar para a responsabilidade”.

Deputado Carlos Humberto (PL), presidente do colegiado, em sua fala enalteceu que  a Comissão e a Assembleia são parceiras do turismo catarinense e de todas as iniciativas do governo do Estado na área/Foto: Giovanni Kalabaide
Deputado Carlos Humberto (PL), presidente do colegiado, em sua fala enalteceu que a Comissão e a Assembleia são parceiras do turismo catarinense e de todas as iniciativas do governo do Estado na área/Foto: Giovanni Kalabaide

Além disso, Dr Vicente questionou a proporção entre catarinenses que viajam para a Europa e turistas europeus que visitam o estado. Segundo Catiane, para cada quatro catarinenses que vão à Europa, um europeu vem a Santa Catarina. A meta é que esse índice chegue a 2,5.

Tanto Catiane quanto Carlos Humberto ressaltaram que Santa Catarina já registra números positivos no turismo. Em janeiro de 2025, houve um crescimento de 71% no turismo internacional, de acordo com o governo do Estado. Já o aeroporto de Florianópolis é o terceiro com maior movimento de voos internacionais no Brasil, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Além disso, em 2024, o estado recebeu cerca de 500 mil turistas.

Reformulação do Conselho de Turismo

A secretária do Turismo também pediu apoio aos deputados para aprovar um projeto de lei que reformula o Conselho Estadual de Turismo, ampliando o número de representantes das regiões do estado. De acordo com ela, o anteprojeto já está na Casa Civil do Governo do Estado e deve ser encaminhado à Alesc nas próximas semanas.

Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Fonte: Assessoria de Imprensa ALESC

Leia também

Facebook
WhatsApp
Email
X