Mulheres de Samba II é um evento gratuito que reúne repertórios de sambas brasileiros e sambas-enredos da Acadêmicos do Grande Vale no Parque Municipal de Joaçaba
TV Bom Dia SC – Joaçaba tem uma história marcada pela tradição do carnaval e pela participação comunitária na construção das escolas de samba. Apesar dessa trajetória possuir a presença das mulheres em sua história, a presença delas nos espaços de percussão ainda é muito irrisória. É nesse contexto que surge o Mulheres de Samba, projeto proposto pelo TEJO e iniciado junto à Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, com o objetivo de ampliar a participação feminina no carnaval e proporcionar acesso gratuito à formação musical e aos instrumentos de percussão.
Mulheres de Samba II
Iniciado em 2025, de forma independente, o projeto chegou à segunda edição em 2026, realizada com recursos do Edital de Fomento à Cultura da Prefeitura Municipal de Joaçaba. Ao longo de quatro meses, mais de 30 mulheres e meninas, entre 8 e 52 anos, participaram de aulas semanais, às terças-feiras. A formação reuniu diferentes gerações em torno da percussão e da prática coletiva, com atividades voltadas ao aprendizado dos instrumentos de bateria e à execução de sambas em grupo.
O percurso formativo chega agora ao encontro com o público. No dia 17 de outubro, às 17h, no Parque Municipal de Joaçaba, acontece a Apresentação Mulheres de Samba II, gratuita e aberta à comunidade. Para quem quer conhecer e ouvir samba nessa época do ano, o grupo apresenta parte do repertório trabalhado nas aulas, com sambas brasileiros e sambas-enredos da Acadêmicos do Grande Vale, compartilhando com o público os resultados dessa experiência de aprendizagem musical.

A formação em samba para mulheres no interior de Santa Catarina também é uma forma de reconhecer e dar continuidade à história das mulheres que construíram essa cultura, muitas vezes sem receber o devido reconhecimento. De Tia Ciata, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Beth Carvalho, Alcione a figuras locais como Maria dos Prazeres, são muitas as mulheres que, por meio da música, da voz e do ritmo, ajudaram a manter vivo o samba e suas tradições. E ao passo em que o projeto proporciona formação musical gratuita, aproxima também novas gerações do samba, fazendo com que esses legados sejam lembrados, vividos e celebrados pelas mulheres de diferentes formas.
Para as mulheres interessadas em aprender percussão, tocar em grupo e participar do projeto terá continuidade em 2027, com a realização da terceira edição do Mulheres de Samba, uma nova etapa que dará sequência à formação musical e ampliará as oportunidades de participação feminina no samba e no carnaval da cidade.

Serviço:
- Apresentação Mulheres de Samba II
- Data: 17 de outubro de 2026, sábado
- Horário: 17h
- Local: Parque Municipal de Joaçaba Ivan Oreste Bonato
- Entrada: Gratuita
- Classificação indicativa: Livre
Fonte: TEJO

